em

Coronavírus: As formas de transmissão e os sintomas

Desde o final de 2019 um vírus tem aterrorizado o mundo: o Coronavírus.

O Portal Saúde, foi atrás de mais informações, para trazer o conteúdo completo para alimentar o conhecimento de vocês.

Trata-se de um grupo de vírus que a maioria das pessoas são infectadas ao longo da vida, sendo uma causa comum de infecções respiratórias branda e de curta duração.

Entre os tipos desse vírus está o que causa uma pneumonia atípica, conhecida como SARS (Síndrome respiratória aguda grave).

Coronavírus

O surto de Coronavírus em 2019-2020

Em janeiro a imprensa mundial começou a noticiar casos de um vírus até então desconhecido que causa problemas respiratórios. O microrganismo foi classificado como um Coronavírus e nomeado de 2019-nCov.

No estágio inicial da doença, cerca de 800 pessoas foram infectadas e houve mais de 250 mortes na China. Entretanto, houve casos também na Coreia do Sul, Japão, Tailândia, Estados Unidos e França. Os casos foram associados a pessoas que tinham viajado para a China recentemente.

Características do Coronavírus
Características do Coronavírus

A cidade de Wuhan, no centro da China foi a mais afetada. A situação é considerada uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional (PHEIC) e foi discutida por um comitê de emergência organizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No dia 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou o surto e ressaltou que uma ação coordenada para o combate à doença deve ser traçada entre os diferentes governos e autoridades.

Gráfico do avanço do COVID-19

Transmissão, sintomas, prevenção e tratamento do Coronavírus

A transmissão do Coronavírus ocorre via contágio com a carne de animais silvestres ou pelo contágio entre humanos, sendo o ar o meio mais comum de transmissão. Quando uma pessoa infectada morre, o vírus é espalhado.

Formas de transmissão do Coronavírus
Formas de transmissão do Coronavírus

Os sintomas da doença incluem dificuldades respiratórias, tosse e febre, semelhante a uma gripe. Em casos mais graves, os pacientes apresentam insuficiência renal.

Sintomas do Coronavírus
Sintomas do Coronavírus

Como medidas de prevenção, a OMS recomenda lavar as mãos de forma regular, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar e evitar o contato próximo com pessoas que estão com sintomas de doença respiratória.

Formas de prevenção do Coronavírus
Formas de prevenção do Coronavírus

Até o momento, o Coronavírus não tem tratamento médico ou vacina eficaz. Os cientistas estão concentrando esforços para conter o surto da doença.

O protocolo é que as pessoas relatem sintomas parecidos com a gripe aos médicos, em especial se tiverem ido à China continental.

Casos de Coronavírus no mundo

O Coronavírus já matou mais de 1,25 milhões pessoas no mundo e infectou mais de 50,2 milhões. Além da China, 189 países confirmaram casos do novo vírus.

No dia 2 de fevereiro, o governo das Filipinas notificou a primeira morte fora do território Chinês. A vítima foi um Chinês de 44 anos que estava em Manila.

A gravidade da situação fez com que alguns países tomassem medidas extremas.

Um mapa atualizado mostra em tempo real os números de casos e mortes causadas pelo COVID-19 no mundo.

Medidas adotadas para conter o vírus

A Nova Zelândia proibiu a partir do dia 3 de fevereiro a entrada dos estrangeiros vindos da China. Os cidadãos e residentes vão poder entrar no país, mas ficarão isolados por 14 dias após chegarem ao país.

O Japão recomendou que os residentes evitem qualquer viagem que não seja obrigatória a China e entre as suas medidas restringiu a entrada de pessoas no país para evitar a propagação do vírus.

A Austrália também vai proibir que estrangeiros saindo da China entrem no país. Os australianos e residentes que estiverem voltando para casa também vão permanecer no isolamento por 14 dias.

A Rússia declarou a interrupção de vistos de trabalho para cidadãos chineses e também está impedindo que entrem grupos turísticos da China sem visto.

Os Estados Unidos estão negando a entrada no país de estrangeiros que tenham viajado para China nas últimas duas semanas. O país declarou situação de emergência pública. Os estadunidenses que estiveram em área de risco da China também vão permanecer em quarentena de 14 dias.

Israel também anunciou bloqueio para a entrada de estrangeiros vindo da China. Pessoas possivelmente infectadas ficarão isoladas em casa por duas semanas.

A Indonésia proibiu temporariamente voos para China e também não vai permitir a entrada de pessoas que estiveram no país nas últimas semanas.

Casos do Coronavírus no Brasil

Até o dia 08 de Novembro, o Brasil tem 5,65 milhões de casos confirmados de Coronavírus, sendo 426.999 ativos, e 162.305 óbitos. O maior número de casos se concentra no estado de São Paulo, com mais de 1,1 milhão de ocorrências da doença.

Confira o número de casos por cidades clicando aqui.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que se adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada de um paciente. O protocolo inclui a desinfecção e ventilação de ambientes.

Para trabalhadores de pontos de entradas como fronteiras e aeroportos, recomenda-se o uso de máscaras cirúrgicas e luvas.

Infecções estão se espalhando de forma mais rápida

Apesar de os casos de Coronavírus estarem se espalhando de forma mais rápida, o vírus está matando menos que a SARs, que causou surto na China entre 2002 e 2003. 

No entanto, a propagação está sendo mais rápida que o H1N1, que causou uma pandemia em 2009 e continua fazendo vítimas.

Passageiros usando máscara cirúrgica em estação de Hong Kong
Passageiros usando máscara cirúrgica em estação de Hong Kong
O Que é Corona Vírus?

Também conhecido como COVID-19, é uma doença onde a maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas leves a moderados da doença.

O Que é COVID-19?

Sigla em inglês para “coronavirus disease 2019”, é um vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos inicialmente registrados na China e hoje espalhados por todo o mundo.

Quais os Sintomas do COVID-19?

Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Os sintomas, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

 

5/5 - (2 votes)

Deixe uma resposta

Entenda como funciona o efeito placebo na medicina

Artrose – Causas e Tratamento